CARTA DE REPÚDIO GELLNORTE EM DEFESA DA EDUCAÇÃO

Na preocupante conjuntura política vigente no Brasil, o Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Norte (GELLNORTE), pela presente carta e por meio da diretoria e associados do Grupo, vem expressar repúdio aos ataques governamentais investidos contra a educação nacional. No dia 30 de setembro do corrente ano, o poder executivo federal publica o Decreto 11.216 em alteração ao de nº 10.961 (11/02/2022), que regulamenta a aplicação do orçamento do mesmo ano. Nesse novo contingenciamento dos recursos do Ministério da Educação (MEC), são cortados 5,8%, ou seja, R$ 328,5 milhões de reais destinados à educação brasileira.

Em decorrência, as Universidades e os Institutos Federais correm o risco de parar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. São danosos, então, os impactos de semelhantes cortes orçamentários: impossibilitam o bom andamento da comunidade acadêmica (docentes, discentes, técnicos administrativos) e da comunidade externa, além de prejudicarem a diminuição das assimetrias regionais. O GELLNORTE defende uma educação pública e gratuita de qualidade para todos(as), por intermédio de uma mobilização de estudantes, professores, outros servidores e do povo brasileiro em geral, no sentido de não aceitarem tamanha ofensiva à educação e exigirem a devolução das verbas bloqueadas das Universidades e Institutos Federais. 

Igualmente, o GELLNORTE defende o combate à PEC 32/20, apresentada por parte do governo federal e em curso no Congresso Nacional. Se aprovada, ela vai trazer retrocessos à educação e ao nível do serviço no Brasil. Tal PEC extingue os concursos públicos. Logo, passam a vigorar os contratos temporários. Ademais, há o risco da viciosa indicação política nas contratações e o sucateamento do funcionalismo público no Brasil. Por isso, o GELLNORTE solicita aos deputados e senadores que contra a PEC-32, a qual representa agressão ao serviço público brasileiro

Porto Nacional, Tocantins, 24 de outubro de 2022

Diretoria do GELLNORTE

Carlos Roberto Ludwig – UFT – Presidente

Márcio Araújo Melo – UFNT – Vice-presidente

Neila Nunes de Souza – UFT – 1ª Secretária

Luiza Helena Silva – UFNT – 2ª Secretária

Thiago Barbosa Soares – UFT – 1º Tesoureiro

Maria Fátima do Nascimento – UFPA – 2ª Tesoureira

Conselho consultivo

Titulares

Juciane Cavalheiro – UEA

Zoraide dos Anjos – UFRR 

Yurgel Caldas – UNIFAP 

Suplentes

Roberto Mibielli – UFRR 

Sidney da Silva Facundes – UFPA 

Publicidade