Minicursos

IV ENCONTRO DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DA REGIÃO NORTE – GELLNORTE

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira

PROPOSTAS DE MINICURSOS

1. Poderão submeter propostas de Minicurso professores/pesquisadores;

2. A proposta de Minicurso deverá enquadrar-se nas áreas temáticas do GELLNORTE (Ver seção “E” – ÁREAS TEMÁTICAS) e ser enviada dentro do prazo estabelecido (ver seção “C” – CRONOGRAMA) por meio de formulário abaixo:

CLIQUE AQUI PARA SUBMETER SUA PROPOSTA DE MINICURSO

O formulário só estará aberto no período previsto no Cronograma do Evento (item C).

3. Após aprovação do Minicurso, o(s) professore(s)/pesquisador(es) informado(s) na proposta do Minicurso precisará(ão) fazer inscrição no evento;

4. A proposta de Minicurso poderá ter até 02 (dois) propositores;

5. A Comissão Científica do evento julgará as propostas e divulgará o resultado até 28 de abril de 2023;

6. O custeio das despesas para participação no evento será de inteira responsabilidade dos propositores do curso.

* * *

MINICURSOS DO III GELLNORTE (2021)


Para se inscrever clique AQUI.

Gellnorte 2019

Ficha de inscrição com relação de minicursos

Resumos minicursos A (de 1 a 8)

Resumos minicursos B (de 9 a 16)

Resumos minicursos C (de 17 a 25)

Resumos minicursos D (de 26 a 33)

Minicursos A

DIA 28.05.2019 – 18h-22h

  1. Tradução com partido – Dr. Fernando Scheibe (UFAM)
  2. Arquivo, coleção, memória: um encadeamento de imagens na poesia brasileira – Ms. Fabio Fadul de Moura (UNICAMP/FAPESP)
  3. Organização da escola para o aluno surdo – Dr. Bruno Gonçalves Carneiro (UFT) e Dr. Carlos Roberto Ludwig (UFT)
  4. Letramentos sociais e formação docente numa perspectiva intercultural indígena – Dra. Áustria Rodrigues Brito (UNIFESSPA) e Ms.Thiago Silva e Silva (IFMA)
  5. Concepções de Alfabetização no Contexto Contemporâneo: do Pró-Letramento a BNCC – Dra. Elizabeth Orofino Lucio (UFPA-IEMCI)
  6. Contribuições da semiótica discursiva para o ensino de literatura – Dra. Luiza Helena Oliveira da Silva (UFT) e Dr. Márcio Araújo de Melo (UFT)
  7. Ensino de Português como L2 para estudantes indígenas: contradições e desdobramentos – Dr. HeliudLuis Maia Moura (UFOPA) e Dra. Maria Aldenira Reis Scalabrin (UFOPA)
  8. Prática de tradução: textos literários, linguagem criativa e regionalismos brasileiros no mundo anglófono – Dra. Carolina Barcellos (UnB)

Minicursos B

DIA 29.05.2019 – 14h-18h

  1. Políticas Linguísticas: definições e questões correntes – Dra. Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira (UFPA)
  2. Ensino de literatura na formação de professores de Línguas estrangeiras em contexto amazônico – Ms. Stéphanie Soares Girão (UFAM)
  3. As Metáforas Amazônicas de Euclides da Cunha – Dr. Carlos Antônio Magalhães Guedelha (UFAM) e Ms. Iná Isabel de Almeida Rafael (UFAM)
  4. A construção de uma linguística cognitiva: concepções de mente e sua relação com os estudos da linguagem – Dra. Mábia Nunes Toscano (IFAP) e Dra. Danielly Lopes de Lima (UFCG)
  5. A poética da tradução e os mitos – Dra. Izabela Guimarães Guerra Leal (UFPA) e Dra. Maria Inês de Almeida (UFMG)
  6. Ethos Discursivo: A representação ouvinte nas narrativas surdas – Geceilma Oliveira Pedrosa (IFAM) e Eduardo Figueira Rodrigues (UNISSELVI)
  7. Travessias, identidades e narrativas na Amazônia paraense: a contação de histórias e a mediação de leitura em prol das aprendizagens na educação básica – Dra. Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues (UFPA), Andréa Lima de Souza Cozzi (IEMCI/UFPA) e Helen do Socorro Rodrigues Dias (UFPA)
  8. Histórias em Quadrinhos: pesquisa e ensino – Dra. Natália Cristine Prado (UNIR)

Minicursos C

DIA 30.05.2019 – 8h-12h

  1. Tradução literária: teoria e prática (individual e coletiva) – Dr. Esteban Reyes Celedón (UFAM) e Dra. Andréa Cesco (UFSC)
  2. O Programa Computacional Goldvarb X e seu emprego nos estudos da variação do português amazonense – Dr. Valteir Martins (UEA) e Dra. Silvana Andrade Martins (UEA)
  3. O Fantástico na Literatura de expressão amazônica: Ensino e Pesquisa – Jandir Silva dos Santos (UFAM-PPGL) e Vinicius Milhomem Brasil (UFAM/FAPEAM)
  4. Caracterização geral da Base Nacional Comum Curricular e a influência das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação no ensino de Língua Portuguesa – Dra. Paula Tatiana da Silva Antunes (UFAC) e Dra.Aline Kieling Juliano Honorato Santos (UFAC)
  5. O ensino da poesia afro-brasileira: cultura, memória e identidade– Dra. Rosidelma Pereira Fraga (UERR)
  6. Olimpíada Brasileira de Linguística: O que é, do que se alimenta? – Ms. Eduardo Cardoso Martins (UFAM-UnB) e Bruno Lopes L´Astorina de Andrade (OBL)
  7. O ensino de língua portuguesa ancorado na teoria social do discurso: por uma visão discursiva da sala de aula – Dra. Nilmara Milena da Silva Gomes (UERR) e Dra. Verônica de Oliveira Magalhães (UERR)
  8. Das possibilidades do impossível: um inventário de especulação da animalidade a partir da literatura –Jamerson Eduardo Reis Silva (UEA-PPGLA)
  9. O processamento da leitura hipertextual – Lorena de Lima Ferreira (UFAM-PPGL) e Joaquim Bento de Souza Junior (UFAM-PPGL)

Minicursos D

DIA 31.05.2019 – 8h-12h

  1. Introdução à Psicolinguística experimental: aquisição e processamento da linguagem –Dr. Márcio Martins Leitão (UFPB) e Dra. Ana Paula Martins Alves Salgado (UFRA)
  2. O ensino de literatura na BNCC: ruptura e continuidade da Educação infantil ao Ensino Fundamental – Dra. Tânia Toffoli (UNICAMP/UERGS)
  3. Da Sociolinguística à Dialetologia Pluridimensional – Dra. Marília Silva Vieira (UEG)
  4. A contribuição da Semântica no ensino de língua portuguesa para surdos – Michely Ferreira (SEDUC-AM) e Geceilma Oliveira Pedrosa (IFAM)
  5. Bichos e Visagens na Literatura Indígena Amazonense – Francisco Bezerra dos Santos (UEA-PPGLA/FAPEAM) e Jackeline Mendes Brandão (UEA-PPGLA/CAPES)
  6. História e Memória: a Poesia nua de Adília Lopes – RayesleyRicarte Costa (UFAM)
  7. Tópicos sobre a pesquisa indigenista no Brasil: métodos de trabalho de campo – Kelly Edinéia Oliveira da Silva (UFPA-PPGL) e Carla Daniele Nascimento da Costa (UFPA-PPGL)
  8. Letramento digital nas aulas de língua portuguesa: tecnologias para ensinar e aprender – Ms. Thays Coelho de Araújo (UEA)